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Serviço de Achados e Perdidos

Ninguém gosta de perder um pertence, seja pelo valor de utilidade ou, ainda, pelo valor sentimental. Visando assegurar a devolução ao proprietário de todo material encontrado no âmbito das Faculdades Santa Cruz, criou-se o Serviço de Achados e Perdidos.

Objetivo

Este documento define os procedimentos a serem seguidos na devolução por quem encontrou, guarda e devolução ao dono de objetos perdidos e encontrados, dentro das dependências da Instituição.

Procedimento Operacional

1. Equipe: Os objetos, valores ou documentos abandonados e encontrados por Professores, Funcionários e Alunos nas dependências da Instituição deverão ser entregues na Central de Atendimento, no horário das 08h às 21h30 de segunda à sexta-feira.

2. Terceiros: Quando o objeto for encontrado por terceiros, o mesmo deverá ser orientado e conduzido pelo Inspetor de Alunos até o setor de Protocolo para formalizar a devolução. Caso o horário da devolução ocorra com o setor fechado, o Inspetor de Alunos deverá protocolar o recebimento, relatar a especificação do material, identificar quem está fazendo a entrega, tudo isso, se possível, com testemunha. Neste caso, o referido material deverá ser encaminhado ao Setor Protocolo no início do expediente seguinte.

3. No recebimento, o Setor Protocolo deve registrar a especificação do material, data, hora e local em que foi encontrado, por quem e o nome de quem fez a entrega. Se funcionário, deverá, também, anotar o seu setor de atuação, se Professor, anotar o curso em que leciona e, se externo, anotar o nome, RG e telefone de contato.

4. Após a recepção do material, o Setor Protocolo deve guardá-lo em espaço próprio, até a identificação e devolução ao proprietário.

5. Para pertences identificados e que não resida dúvida de quem seja o proprietário, a devolução será feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação do e pelo proprietário e sua assinatura no termo de recebimento.

6. Para pertences que não seja possível a identificação do proprietário, a efetivação da devolução se dará pelo relato do local aproximado da perda do pertence, pelo provável proprietário, acompanhado quando da descrição de características peculiares do pertence.

7. Os objetos encontrados e não devolvidos serão mantidos na Instituição por 90 dias, contados a partir da data em que deram entrada no Setor Protocolo. Após este período, serão doados a órgãos carentes, mediante documentação comprobatória da entrega.

8. Toda devolução ao proprietário pelo setor Protocolo deverá seguir os seguintes passos:
8.1. Preenchimento do livro de protocolo de entrega e retirada do objeto achado;
8.2. Cópia da comprovação da posse do bem, sempre que possível;
8.3. Identificação do recebedor.


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